Como organizar uma festa de aniversário


Fazer uma festa de aniversário é sempre motivo de alegria e alguns casos motivos de preocupações, como, por exemplo, quantidade de pessoas que irão a festa, quantidade de comida e qualidade da mesma, local, entre outras pontos.

Neste artigo, iremos mostrar para você como é possível organizar uma festa de forma fácil, rápida e dentro das suas expectativas e sonhos sem dores de cabeças e esquecimentos.

Confira abaixo, o passo a passo em formato de um pequeno checklist.


Organizando uma festa de aniversário sem esquecer de nada

Mesmo com um orçamento pequeno é possível fazer uma festa bonita e charmosa. Há alguns itens práticos e clássicos utilizados em festa de aniversário que você pode comprar pronto ou mesmo pode executar ou personalizar. Antes de mais nada, tente planejar quanto pretende gastar e o estilo que esse ambiente vai ter para dar os próximos.

Antes de começar a organizar a sua festa de aniversário é preciso que você faça um checklist básico, com os seguintes passos:

• Determine Prioridades: Trabalhe com orçamento;

• Escolha o tema e o local da festa;

• Decoração da festa;

• Defina o Cardápio;

• Animando a Festa.

Para organizar uma festa de aniversário, você precisará de um planejamento prévio e definições de escolhas que basicamente serão as descritas, em nosso passo a passo.


Determine prioridades

O primeiro ponto a se pensar é ver seu orçamento, para se saber que tipo de festa você gostaria de fazer, para que você possa se organizar financeiramente, trabalhando sempre dentro de um valor previamente determinado.

Sendo ainda, de suma importância sempre ter em mente que esse valor poderá extrapolar um pouco o esperado em razão de um produto, ou, serviço que possa ter um valor maior.

A palavra-chave é se programar!

Programe-se antecedência assim, ficará mais fácil determinar o que será prioridade, ou, não. Com isso você conseguirá escolher um tema para festa por exemplo, ou, contratar um profissional para atender os convidados, por exemplo.


Ou ainda, conseguirá fazer uma festa gastando pouco, porém com mais qualidade, ter controle dos valores e gastos faz toda diferença na hora de preparar uma festa inesquecível.


Escolha o tema e o local da festa de aniversário

Após, você ter noção dos valores que deseja investir na festa, fica muito mais fácil você definir o tema da festa.

Ok! É uma festa de aniversário seja de adulto, criança, ou ainda, adolescente é sempre bacana colocar a sua cara na festa, personalizando conforme o seu perfil. Festas com temas poderão ser caras ou baratas.

Tudo quem define é você!

Cheque orçamentos de locais, caso você não disponibilize de um, por exemplo. Veja o orçamento mais barato e que irá atender as necessidades da sua festa de aniversário. Por exemplo, uma festa aniversário de churrasco.

Nesse exemplo, você precisará de um local que possua churrasqueira, aparelhos de churrasco, como, grelha, e etc. Ou ainda, caso disponibilize de um orçamento maior, veja a possibilidade de contratar um buffet especializado.


Para que você possa definir o local, não somente é importante o tema de festa, mas, que você defina a quantidade de pessoas que irão na festa de aniversário. Faça uma lista das pessoas que você irá chamar, assim, conseguirá determinar, ou, ao menos ter uma noção do tamanho do espaço/local que você irá utilizar.

Com o numero de convidados fica fácil, saber se você terá custos com locação de local, ou não, se irá conseguir fazer, por exemplo, em casa, no salão do seu prédio, ou até no local fornecido por um amigo, ou, familiar.

Em caso de locais como salão de festas, churrasqueiras, entre outros locais que você irá precisar locar, ou, que ainda seja de uso comum, veja a data disponível e faça sua reserva com antecedência.


Esse ultimo passo comentado acima é muito importante, por que caso você deixe para a ultima hora, sua festa de aniversário poderá ser cancelada por falta de local e você não quer isso não é mesmo?!

Ainda, sobre o local é importante que você tenha em mente que o local não pode ser nem muito apertado, para que as pessoas não fiquem amontados, ou, ainda sem cadeiras e mesas, bem como, não poderá ser muito espaçoso para que não fique parecendo que a festa está muito vazia.

O último ponto, mas, não menos importante: o acesso dos convidados ao local.

Você encontrou um local incrível, tamanho perfeito, valor dentro do seu orçamento, todavia, o local é longe para maioria dos convidados, fora de mão, ou ainda, escondido ou de difícil localização.


Ainda, sobre o local é importante que você tenha em mente que o local não pode ser nem muito apertado, para que as pessoas não fiquem amontados, ou, ainda sem cadeiras e mesas, bem como, não poderá ser muito espaçoso para que não fique parecendo que a festa está muito vazia.

O último ponto, mas, não menos importante: o acesso dos convidados ao local.

Você encontrou um local incrível, tamanho perfeito, valor dentro do seu orçamento, todavia, o local é longe para maioria dos convidados, fora de mão, ou ainda, escondido ou de difícil localização.


Isso com certeza no dia da sua festa será um problema, pessoas que não encontram o local, ou, que simplesmente pela distância desistirão de ir a sua festa (mesmo tendo confirmado anteriormente), ou, ainda em casos de imprevistos como, em casos de acidentes o socorro deverá estar próximo ao local.

De forma que, procurar um local acessível a todos, ou, pelo menos para maioria dos convidados também é muito importante para o sucesso da sua festa de aniversário.


Os convidados

Ter bem determinado quantos convidados você irá chamar para a sua festa, com certeza é um fator determinante nos outros passos da preparação da festa.

Mas como saber quem chamar primeiro?!

Uma dica que facilita e muito na hora de você fazer a sua lista de convidados é determinar uma ordem de importância das pessoas, como, por exemplo:

• Familiares;

• Amigos;

• Conhecidos.

Dessa maneira, você poderá determinar a importância das pessoas na festa diante do seu orçamento, assim, facilita na hora de determinar a quantidade de pessoas.

Lembre-se, quanto maior o número de pessoas você for chamar, maior serão os seus gastos com alimentos, bebidas, locação entre outros.

Com isso vem outro fator importante: o convite.

Atenção!!! Lembre-se que em festas de aniversários de crianças de até cinco anos, via de regra elas irão acompanhadas dos pais, sendo sempre bom colocar os pais na sua conta de convidados.

Uma dica fácil, de calcular quantas pessoas você poderá receber, será você somar as cadeiras e mesas disponíveis e acrescentar 30%, logo, supondo que algumas pessoas sempre ficam andando de um lugar para o outro, para conversar entre elas.

E caso você não tenha mesas e cadeiras para todos os convidados, é preciso adequar o cardápio e o espaço do local, por exemplo, ao invés de oferecer um almoço, ou, jantar que precise de pratos e talheres, escolha um coquetel com lanches, salgados, ou ainda, um churrasco em formato de aperitivos.


O convite

Na hora de escolher o tipo do seu convite, tente definir a sua prioridade, o que você deseja que seja destaque, como, fotos, figuras, desenho, ou até mesmo, quando for um convite simples, defina as cores e sendo em papel defina a textura do papel.


Certifique-se que todos os convidados receberam os convites enviados, seja ele eletrônicos, ou, físico, mas, deixe claro a data, hora e o local da sua festa nos convites, para que não se tenha erros.

Se você achar que é importante, identifique o local com mapas, ou, referencias de locais próximos para que os convidados não tenham problemas, bem como, os fornecedores que você venha a ter contratado.

No caso dos convites físicos, você poderá optar por comprar convites prontos, que normalmente são vendidos em casas de festas, ou ainda, emitir um modelo da internet fazendo um você mesmo.

Ou ainda, você pode procurar locais especializados em convites, como, gráficas. Faça como os demais passos, peça um orçamento, pesquise e somente após ter a melhor opção de preço e qualidade feche a encomenda.


Decoração da sua festa de aniversário

Quando se fala em decoração, já se vem a mente custos exagerados e toda aquela pompa, porém, a decoração de uma festa vai além do estético e belo. Também, na decoração se faz presente itens necessários a funcionalidade da festa em si.

Como, por exemplo, toalha de mesas, guardanapos, copos, talheres e etc.

Sem esses itens é impossível fazer uma festa, são itens indispensáveis para os convidados é nesse ponto que entra pequenos detalhes de decoração como, arranjos de flores, arranjos de doces, número de mesa, velas, balões e etc.

Esses pequenos itens de decoração darão um toque especial a decoração da festa. É importante que você defina nesse momento, as cores e o tema que deseja utilizar, por exemplo.

Somente com isso você, poderá comprar enfeites e lembrancinhas mais específicos para a sua festa, sendo sempre indicado que você busque por materiais básicos em lojas de festas, ou, papelarias, ou ainda, caso você tenha um orçamento mais flexível você poderá escolher um local especializado em decoração de festas.

Em caso de você optar por uma empresa especializada na decoração, fique atento aos feedbacks dos clientes, faça orçamentos diferenciados para que você possa sempre ter o melhor preço com a melhor qualidade.

Lembre-se para essa opção também é preciso de programar com antecedência, para que você possa escolher com calma e dentro da data da sua festa.


Definindo o cardápio

Não necessariamente você irá organizar a sua festa de aniversário, na sequência que estamos abordando, o cardápio, poderá ser uma das primeiras coisas que você irá decidir.


Você pode ter até em mente o que irá servir, antes mesmo de pensar na organização da festa em si, por exemplo, esse ano você já sabia que no seu aniversário gostaria de comer comida brasileira bem típica.

Isso facilita tudo, na hora de organizar a sua festa! Legal!

Escolher o cardápio da sua festa com certeza é a parte mais gostosa da festa, sendo a comida o principal carro chefe da festa, um cardápio de qualidade é sucesso na certa.

Para isso você precisa definir qual tipo de comida será servido e como você irá fazer isso, seja caseiro, como, no caso do churrasco, ou ainda, encomendado como no caso de docinhos e salgadinhos, ou ainda, buffets.

Ao definir a comida é preciso definir a forma da apresentação da comida, conforme, citamos acima.


Mas quais são os estilos de servir o seu cardápio?

Você pode optar por:

• Coquetéis;

• Serviço a Francesa;

• Bolos e Doces;

• Churrasco;

• Buffet.

Após definir o cardápio e como será servido é importante pensar nas bebidas, afinal, festa sem bebidas não é festa, não?!

Antes dos parabéns é de praxe servir um refrigerante, suco, ou até mesmo bebidas alcoólicas, para isso é importante definir se você irá contratar alguém para servir, se as pessoas irão fazer self-service, ou, não.

Após ter e mente como irá ser a logística das bebidas é importante que você faça uma média da quantidade de bebidas por convidados, além, de definir quais bebidas serão ofertadas aos mesmos.


O bolo

E por fim o não menos importante: o bolo!

Festa de aniversário, seja churrasco, seja comida brasileira, seja qualquer tipo de cardápio, não é festa de aniversário sem o bolo!

Pesquise o tipo de bolo que você deseja para festa, se é mais elaborado, mais decorado, ou ainda, pelo o seu sabor e faça, ou, compre de acordo com quantidade de pessoas foram convidadas.

Uma dica para a festa de aniversário infantil é bacana investir em um bolo mais colorido, ou, de personagens de filmes que fazem parte do universo da criança e para uma festa de adulto é interessante considerar o gosto e personalidade do aniversariante, podendo ser um bolo de festa de aniversário mais simples e sem muitos detalhes, ou, ainda um bolo mais elaborado ou com um tema mais divertido.


Animação da festa

Festa de aniversário sem animação é um fracasso certo! Importante definir dentro do seu orçamento qual tipo de animação a festa terá, por exemplo, em festas infantis é muito importante ter uma distração para os pequenos, como, cama elástica, palhaço, ou, mágico.

São muitas as opções quando o assunto é entretenimento de festas, tanto para crianças, como para adultos. Para os adultos o mais comum, o uso de karaokês, fotógrafos para registrar o momento com os seus convidados, espaço para dançar também é uma boa pedida.

E em um assunto geral, a música é presença garantida nas festas, por isso, analise segundo os seus convidados e o tema da festa escolhido, qual seria a melhor opção para sua playlist, a melhor dica nesse caso é sempre utilizar do bom senso e fazer um mix de músicas para que não fique cansativo, por exemplo.

Ainda se o seu orçamento estiver flexível, uma ideia é contratar um som ao vivo, ou dj para ficar mais profissional e mais divertido.

Busque por profissionais com bons desempenhos e verifique se os mesmos estarão disponíveis na data almejada.


Quase tudo pronto

Está quase tudo pronto, mas, ainda é necessário que você siga o cronograma que você se propôs a fazer, sem relaxar na hora da execução do planejamento, ok?!

Talvez precise ainda checar algumas coisas, ir novamente à algum fornecedor, ou, loja, o que é totalmente normal nessa altura, você está quase lá! Não desamine!

Sua festa de aniversário está quase completa, você já se programou e fez suas reservas e pesquisas, determinou as suas prioridades, o seu orçamento, escolheu como será a sua festa, qual o seu tema, qual local é o ideal para as suas necessidades, viu como será a decoração, definiu o cardápio que irá agradar todos os convidados e até pensou em como fará para que todos aproveitem ao máximo o entretenimento que você escolheu com todo carinho.

Agora vamos elencar as dicas finais para que a sua festa seja perfeita e inesquecível!


Passos finais da sua festa de aniversário

Quando o assunto é festa de aniversário, há inúmeras maneiras de se fazer, criar e planejar, porém, é preciso manter o foco e colocar tudo na ponta da caneta para não se perder e não esquecer de nada.

Uma dica valiosa dias, semanas antes da festa, verifique a seu checklist de coisas e certifique com os profissionais dos serviços, ou, fornecedores dos serviços se tudo está ok, não deixe para última hora nada!


Sempre é importante checar se não vai ter atrasos, imprevistos, assim, se precisar pedir algo, você terá tempo hábil para isso. Algumas coisas você poderá deixar para um pouco mais tarde, na sua lista de tarefas, como: atividades de entretenimento que você mesmo irá fazer, balões, serpentinas, plaquinhas divertidas para fotos e etc.

Em caso de a festa não ser na sua casa, vá ao local horas antes da festa, para limpar e se certificar que a luz, água, entre outras coisas estão de acordo com o previsto, bem como, você terá tempo para organizar a decoração de forma mais calma, deixando tudo impecável para sua festa.

No entanto, não fique muito focado em pequenos detalhes que as pessoas não irão sequer notar, esse é o momento de você respirar e dar toques finais e não mudar, alterar, coisas. Relaxe! Você se antecipou, se programou e tudo está certo!

Só organize os detalhes finais sem preocupações maiores, foque em checar as baterias de câmeras, cabos de som, por exemplo.

Viu como é fácil organizar uma festa de aniversário?!

Depois de todo esse planejamento, você só precisa esperar e aproveitar a sua festa de aniversário com certeza será uma festa fabulosa! Confira nossos outros artigos!

Siga-nos em nossas redes

estamos presentes no Facebook, Instagram, YoutubeTwitter

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Nossos Cardápios

Buffet de Churrasco em Domicilio (19).jp

Churrasco Peças

Buffet de Churrasco Peças em Domicílio

 

Buffet de Feijoada em Domicilio (45).jpg

Comida Mineira

Buffet de comida mineira em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (29).j

Bacalhoada

Buffet de Bacalhoada em domicílio

IMG_1057.jpg

Churrasco Espetinhos

Buffet de Churrasco espetinhos em Domicílio

Buffet de Feijoada em Domicilio (50).jpg

Comida Sertaneja

Buffet de comida sertaneja em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (24).j

Paella

Buffet de Paella em Domicílio

feijoada.jpg

Feijoada

Buffet de Feijoada em domicílio

Buffet de Feijoada em Domicilio (64).jpg

Boteco em Casa

Buffet de Boteco em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (20).j

França

Buffet França em domicílio

Contrate o melhor Buffet de Churrasco em domicílio

Atendemos todos os bairros de São Paulo : Vila Mariana, Brooklin, Morumbi, Vila Mascote, Vila Maria, Mooca, Jabaquara, Moema, Belém, Tatuapé, Tucuruvi, Tremembé, Vila Sônia, Vila Prudente, Vila Medeiros, Vila Matilde, Vila Mariana, Vila Maria, Vila Leopoldina, Vila Guilherme, Santana, Jardim São Bento, Jardim São Paulo, Vila Formosa, Vila Curuça, Vila Andrade, Tucuruvi, Sacomã, Sé, Saúde, Sapopemba, Santo Amaro, Santana, Santa Cecília,  Rio Pequeno, República, Raposo Tavares, Ponte Rasa, Pinheiros, Perdizes, Penha, Parque do Carmo, Pari, Lapa, Liberdade, Limão, Mandaqui, Moema, Móoca, Morumbi, Itaim Bibi, Ipiranga,  Freguesia do Ó,  Alto de Pinheiros, Anhanguera, Água Rasa, Barra Funda, Bela Vista, Belém, Bom Retiro,  Cursino, Consolação, Casa Verde, Carrão, Cangaíba, Campo Belo, Cambuci, Jaguaré, Jaçanã, Jabaquara. E cidades vizinhas: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema, Alphaville, Barueri, Santana do Parnaíba, Jundiaí, Vinhedo, Mairiporã, Arujá, Mauá, Ribeirão Pires, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Cotia … toda região metropolitana.