Churrasco, os melhores acompanhamentos


Neste artigo, vamos deixar você com água na boca, além, de ficar por dentro dos melhores acompanhamentos para churrasco, para que você possa arrasar como anfitrião e churrasqueiro entre seus amigos.


Combinação de acompanhamentos

O brasileiro em geral associa aquele churrasco do final da semana com descanso, diversão, não é verdade?! No top 3 de comidas de final de semana o churrasco está sempre em primeiro lugar na mesa do brasileiro, somos loucos por um bom churrasquinho.

Mas quando pensamos em churrasco, não podemos pensar em servir somente a carne não é mesmo?! Tem que ser o buffet completo de churrasco para alternar entre uma carne e outra, aí que entra os acompanhamentos.


As primeiras perguntas que vem à mente são: O que combina com churrasco? O que servir? O que harmoniza melhor? Acompanhamentos do churrasco tem que ser coisa cara? Consigo servir um acompanhamento que irá agradar a todos?

Não deixe de nos acompanhar e continue lendo nosso artigo para se tornar o rei dos acompanhamentos incríveis!


o valor dos acompanhamentos no churrasco

Sempre tem aquele convidado que não come determinada carne que você está fazendo, ou, até mesmo aquele que não é muito fã da carne, logo, para que o seu churrasco seja um churrasco de qualidade é preciso que você escolha os acompanhamentos certos para um churrasco brilhante e gostoso.

É importante que você entenda que mesmo que a carne seja a atração principal, você não pode ignorar o que acompanha a estrela da festa.


Assim para deixar a sua mesa bem completa, há uma variedade de itens que poderão ser utilizados, cabendo a você escolher quais as melhores opções para o seu buffet de churrasco caseiro, ou, buffet de churrasco a domicilio caso opte por contratar um profissional da área.


Por dentro dos melhores acompanhamentos de churrasco

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, depois do tempero e do ponto ideal o mais importante é a harmonização.

Existem coisas que simplesmente não combinam uma com a outra, pelo menos para a maioria das pessoas, não adianta tentar colocar melancia no feijão, certo?


Por outro lado, temos ligações clássicas que todos sempre usam e isso ajuda na concepção e elaboração de todos os pratos.

Os acompanhamentos para churrasco, como, citado acima são inúmeros, podendo você escolher entre texturas e sabores, como, por exemplo:


• Aperitivos e molhos;

• Saladas;

• Farofas;

• Batatas e Mandioca;

• Conservas;

• Arrozes;

• Queijo Coalho;

• Legumes e Verduras assadas;

• Tomates recheados;

• Linguiça cuiabana;

• Frutas;

• Bebidas.


Com certeza somente com essas pequenas divisões de escolhas, você já consegue pensar em algo bem gostoso de acompanhamento, não é verdade?

Preparados para os acompanhamentos mais votados e presentes nas mesas do país?!


Aperitivos

Pão de alho

Esse acompanhamento não pode faltar em um bom churrasco, seja na entrada antes das carnes, ou, até mesmo por seu sabor marcante e sua combinação incrivelmente perfeita com a carne, puro sabor!

O pão de alho é um acompanhamento fácil e rápido de fazer, podendo ser encontrado no mercado pronto, sendo somente colocado no fogo.


Farofas

A farofa é a melhor amiga das mesas de churrasco também! Afinal uma linguicinha sem um pratinho de farofa para dar aquela salpicada, não pode faltar!

Os tipos de farofas poderão ser as mais variadas possíveis, desde farofas caseiras até farofas temperadas prontas, as quais normalmente são vendidas em mercados. A farofa além de dar um sabor na carne, proporciona que a absorção do caldinho da carne que em geral não espalha fácil no prato.


As farofas caseiras são caprichadas no azeite, ou, na manteiga sendo meio úmida, não deixando a carne seca sendo uma delícia quando mesclada com ingredientes como: bacon, ovos, azeitonas, cebola, cenoura etc.


Batata e mandioca

Um acompanhamento coringa que você precisa ter para os acompanhamentos do churrasco são a batata e a mandioca, sem sombras de dúvidas!

Não sendo muito aconselhado você usar as duas em um mesmo churrasco a não ser que sejam ambas fritas, aí a galera vai ao delírio!


Se você encontrar outra receita com esses dois ingredientes, pense sempre que na harmonização as vezes é melhor optar apenas por um.

Caso você opte por servir cozidas, não deixe a batata cozinhar muito a ponto de desmanchar e já a mandioca não tem esse problema, aguentando maiores temperaturas por ser mais dura.


Os temperos básicos são manteiga e sal, mas, você pode colocar pedaços de bacon, fica maravilhoso!

A manteiga derretida, por exemplo, por cima da mandioca fica com um sabor fantástico e no caso da batata, você pode colocar a manteiga misturando com um pouquinho de queijo ralado, isso trará maior sabor para a batata, se quiser acrescente salsinha e/ou cebolinha.


Vinagrete

Esse acompanhamento é o queridinho da galera, combina especialmente com as primeiras dicas da nossa lista, dando um sabor diferente para o seu churrasco.

Também possui uma receita fácil de preparar e rápida, em geral agrada a todos com a sua acidez e frescor ajudando a cortar o excesso de gordura do churrasco.


O seu preparo tradicional possui os seguintes ingredientes: cebola, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, azeite, sal, vinagre e tomate com algumas especiarias ao gosto do “chefe”.

E quanto a quantidade do vinagrete, fique tranquilo se fizer um pouco demais e sobrar, esse acompanhamento, quando bem armazenado em vidros costuma durar muito.


Então, use e abuse do vinagrete sem medo pois, esse acompanhamento é um clássico do churrasco!


Molhos

Um bom acompanhamento são os molhos, seja para dar aquela temperada a mais na carne, ou ainda, para harmonizar com os demais acompanhamentos.

Existem inúmeros molhos, aqui iremos citar os mais tradicionais e os considerados mais gostosos para acompanhar o churrasco, são eles:


• Molho barbecue: esse molho é muito bom com contrastes de carnes com sabor mais forte, como: costela bovina, costela suína e outros cortes do gênero. normalmente esse molho tem várias versões no mercado, mas, a sua receita também não é difícil de preparar;


• Molho verde: seja para passar no pão de alho, ou, na carne esse molho combina muito com churrasco. é um molho com uma textura mais encorpada com base de azeite, alho, cebolinha, salsinha e sal;


• Molho de alho: esse molho não poderia estar de fora não é mesmo?! perfeito para acompanhar com arroz, picanha, ou, o famoso pão;


• Molho de mostarda e mel: é um molho com um sabor mais encorpado e forte, não agrada 100% à todos, mas não deixa de ser uma ótima opção. de fácil preparo, sendo apenas mostarda, mel, limão e pimenta;


• Molho de chimichurri: esse molho cai bem para quem gosta de comida bem temperada, sendo encontrado em açougues e mercados, também conta com fácil preparação: alho, orégano, pimenta, azeite, vinagre e especiarias à escolha;


• Molho de gorgonzola: Ao falar em sabor, este molho com toda certeza é o melhor! de fácil preparo e rápido, sendo utilizado, o queijo gorgonzola, creme de leite, ou iogurte natural, maionese, sal com especiarias a serem definidas.


Salada de maionese

Uma paixão para muitos, a maionese é um acompanhamento mais que perfeito para o churrasco, servindo também como um prato coringa que agrada a maioria das pessoas. Sendo de fácil preparo e de inigualável sabor, a maionese caseira é uma combinação de batatas com ovos, ou, em outra versão batatas cozidas com maionese pronta, ambas as receitas com muito tempero.


Também nesse prato você pode colocar o seu gosto, adicionando: cebolinhas, palmito, azeitonas, milho, ervilha, enfim uma infinidade de coisas.

Para alguns, o preparo ideal é a maionese caseira combinada com as batatas, mas outras pessoas preferem acrescentar alguns legumes também. Seja qual for a sua escolha, vai arrasar.


saladas

As saladas são acompanhamentos chaves, seja para abrir o apetite antes de servir as carnes, ou seja para molhar a boca e agregar mais sabor a carne servida, sempre é uma excelente escolha!


Os temperos das saladas vão de molhos até ervas finas com azeite, ou ainda, combinações com outros temperos como limão pepper, sal e limão indo muito da escolha pessoal do churrasqueiro, ou, organizador do churrasco.

Salada é uma escolha leve e bem aromática.


Conservas

Conservas não podem faltar em um churrasco de qualidade, seja para abrir o apetite, enganar a fome, ou, ainda para acentuar o sabor da carne.

Os ovinhos de codorna, pepino azedo, azeitonas, palmito, batatinha, sãos os mais comuns e mais esperados quando o assunto é conservas servidas no churrasco, o azedinho da conserva traz um gosto especial quando servida com carne, além, de combinar muito com cerveja


Arrozes

O arroz também cai bem no buffet do churrasco, dando uma sensação de fartura, não é mesmo?! E caso você tenha preferência por pratos mais tradicionais, ou ainda, que dê uma “consistência” maior, o arroz é uma boa pedida.

Principalmente o arroz branco bem soltinho pode ser a receita ideal para o seu churrasco, o seu é simples, podendo ainda, ter outras versões de arroz, como:


• Arroz temperado: é o arroz com uma carne moída, ou, calabresa com cebola, cenoura, milho e batatas;

• Arroz com ervilhas e milho: é um arroz temperado acrescido de milho, ervilha com muita cebola, cheiro verde e você pode colocar ovos;

• Arroz integral com açafrão: é uma escolha mais saudável e colorida com um sabor de quero mais;

• Arroz à grega: esse arroz é um clássico dos churrascos, saboroso e colorido é uma excelente escolha.


Queijo coalho

O queijo coalho é uma ótima escolha de acompanhamento para aumentar e prestigiar o valor do seu churrasco com amigos, familiares, ou conhecidos.

Queijo é sempre uma opção que combina bem com tudo, agradando a todos os públicos, em especial esse queijo, feito a partir da mistura do leite cru com o leite coalho, o que não exige um preparo muito difícil e demorado.


Você somente precisa colocá-lo na churrasqueira com as carnes e esperar que fique pronto, simples assim. E querendo dar seu toque pessoal, você pode acrescentar temperos antes de assar, como pimenta e orégano, além de colocar molhos que serão harmonizados com o queijo pronto.


Com essa opção de acompanhamento, você vai ter um churrasco mais completo e que irá até mesmo agradar as pessoas que não são muito fãs de carnes.


Legumes e verduras assadas

Na mesma linha da última dica, os legumes e as verduras são uma opção maravilhosa seja para combinar com o arroz servido, ou, para agradar vegetarianos. Além do sabor incrível que ficam assados os legumes podem ainda, ser harmonizados com os molhos e aperitivos.

Uma escolha saudável, leve com fácil preparo e rápido cozimento ideal para churrasco que tenham carnes que demandam demais tempo na churrasqueira, como costela, por exemplo.


Os legumes mais utilizados são: abobrinha, beringela, abóboras, pimentões, brócolis, tomates entre outros.


Tomates recheados

Na linha ainda, dos legumes e verduras não podemos esquecer dos tomates recheados, vimos no decorrer do nosso artigo que o tomate está presente em tudo, que combina com a maioria dos ingredientes, não podendo assim, ficar de fora.

Os tomates recheados são sucesso na certa, são fáceis de preparar sendo o seu recheio feito de: arroz, queijo, ovos e maionese com temperos ao gosto. Após rechear é só pôr para assar, fica uma delícia e combina muito bem com outros acompanhamentos.


Linguiça cuiabana

Diferente das demais opções, esse acompanhamento é uma carne, mais utilizada como um acompanhamento do que uma carne a ser servida como prato principal, sua receita de origem é do Mato Grosso, por isso o nome cuiabana em referência a Capital do Estado.

Sua receita pode ser feita com carne bovina, suína, ou, ainda com frango o que proporciona uma vasta escolha na hora de comprar, ou de fazer.


Em seu preparo além da carne, vai: leite, ervas, pimentas e queijo.

Uma delícia, não é verdade?!


Frutas

Sim, frutas como acompanhamento! Não raramente nas churrascarias é servido, por exemplo, abacaxi assado, ou, banana frita.

Essas duas não podem faltar em um bom churrasco.


O abacaxi assado, normalmente é “temperado” com açúcar e canela o que dá um belo contraste com a carne e auxilia na hora de eliminar um pouco da gordura na boca e no organismo, fazendo uma digestão melhor.

Já a banana frita para muitos é uma espécie de sobremesa do churrasco, para outros é uma quebra do salgado que abre ainda mais o apetite.


A banana frita em sua receita original é envolta numa espécie de milanesa, sendo molhada nos ovos e depois coberta por farinha de rosca e por fim é frita.

Ambas são figurinhas carimbadas nas churrascarias e churrasco pelo mundo a fora, uma doce opção para seu churrasco.


Bebidas

Por fim, e não menos importante as bebidas. Sim, as bebidas! Churrasco sem ter nada pra beber não dá!

O tradicional do churrasco é a cerveja e o chopp ambos geralmente pilsen, ou, lager que combinam com tudo, sem eles o churrasco não seria o mesmo, não é verdade?!


Mas, temos outras opções: batidinhas e caipirinhas. A caipirinha pode ser: limão, morango, ou maracujá com certeza harmoniza bem as carnes com sabor mais forte, já, as batidinhas podem ser alcoólicas, ou, não.

Você ainda, pode comprar sucos e refrigerantes para as crianças e pessoas que não ingerem bebidas alcoólicas.


Considerações finais

Quando falamos em acompanhamentos para churrasco, ou, pratos e bebidas que combinam com churrasco, logo pensamos em salada e maionese, não é verdade?

Mas, vimos que as opções de acompanhamentos não são tão limitadas e que é possível fazer um verdadeiro banquete só com acompanhamentos. E que banquete tudo maravilhoso!


Dica final: um bom acompanhamento de churrasco jamais deve disputar com o sabor da carne, o que também não deve sobressair a ela é preciso saber combinar e harmonizar.

Na hora de escolher o complemento para determinado alimento pense em como os sabores ficariam juntos e se seus convidados gostam das suas escolhas.


Os acompanhamentos que mencionamos aqui são receitas de fácil preparo e muitas com custos baixíssimos.

O mais importante do churrasco é você aproveitar ele para estar com as pessoas que você gosta, um bom churrasco vai além, dos acompanhamentos e boas carnes, também é estar acompanhado de pessoas queridas com bons momentos e novas memórias, não se esqueça!


E caso você queira, aproveitar o seu próprio churrasco e descansar sem maiores esforços, lembre-se contamos com profissionais da mais alta capacidade que preparam o melhor buffet churrasco de São Paulo!

Siga-nos em nossas redes

estamos presentes no Facebook, Instagram, YoutubeTwitter

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Nossos Cardápios

Buffet de Churrasco em Domicilio (19).jp

Churrasco Peças

Buffet de Churrasco Peças em Domicílio

 

Buffet de Feijoada em Domicilio (45).jpg

Comida Mineira

Buffet de comida mineira em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (29).j

Bacalhoada

Buffet de Bacalhoada em domicílio

IMG_1057.jpg

Churrasco Espetinhos

Buffet de Churrasco espetinhos em Domicílio

Buffet de Feijoada em Domicilio (50).jpg

Comida Sertaneja

Buffet de comida sertaneja em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (24).j

Paella

Buffet de Paella em Domicílio

feijoada.jpg

Feijoada

Buffet de Feijoada em domicílio

Buffet de Feijoada em Domicilio (64).jpg

Boteco em Casa

Buffet de Boteco em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (20).j

França

Buffet França em domicílio

Contrate o melhor Buffet de Churrasco em domicílio

Atendemos todos os bairros de São Paulo : Vila Mariana, Brooklin, Morumbi, Vila Mascote, Vila Maria, Mooca, Jabaquara, Moema, Belém, Tatuapé, Tucuruvi, Tremembé, Vila Sônia, Vila Prudente, Vila Medeiros, Vila Matilde, Vila Mariana, Vila Maria, Vila Leopoldina, Vila Guilherme, Santana, Jardim São Bento, Jardim São Paulo, Vila Formosa, Vila Curuça, Vila Andrade, Tucuruvi, Sacomã, Sé, Saúde, Sapopemba, Santo Amaro, Santana, Santa Cecília,  Rio Pequeno, República, Raposo Tavares, Ponte Rasa, Pinheiros, Perdizes, Penha, Parque do Carmo, Pari, Lapa, Liberdade, Limão, Mandaqui, Moema, Móoca, Morumbi, Itaim Bibi, Ipiranga,  Freguesia do Ó,  Alto de Pinheiros, Anhanguera, Água Rasa, Barra Funda, Bela Vista, Belém, Bom Retiro,  Cursino, Consolação, Casa Verde, Carrão, Cangaíba, Campo Belo, Cambuci, Jaguaré, Jaçanã, Jabaquara. E cidades vizinhas: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema, Alphaville, Barueri, Santana do Parnaíba, Jundiaí, Vinhedo, Mairiporã, Arujá, Mauá, Ribeirão Pires, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Cotia … toda região metropolitana.