Receita de Paella Valenciana

1h 30m

Serve 12 pessoas

Receita de Paella Valenciana

A Terra Natal deste prato é a região de Valência , na costa leste da Espanha. Ela surgiu como alimento dos camponeses, nos séculos XV e XVI, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, óleo de oliva e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de “Paella”.
Esse formato facilitava o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual. Como a origem desta verdadeira delícia está fortemente relacionada ao campo, incorporavam à receita do prato os ingredientes que encontravam, tais como, carne de caça, sobretudo de lebre e de pato, legumes da estação e açafrão (nobre especiaria) retirada das flores, dando o colorido amarelado ao arroz.

Passado algum tempo, a Paella difundiu-se e alcançou o litoral. Aí acrescentou-se os frutos do mar: camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo, tornando-o um prato mixto (terra e mar). A origem da Paella vem do latim “Patella”, bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra. Dizem também os historiadores que a palavra “Paella” surgiu quando os trabalhadores rurais voltavam para seus lares nos finais de semana e em homenagem às suas esposas preparavam essa deliciosa iguaria “Para Ellas” dando origem ao nome.

A Paella é um prato festivo, mais famoso e tradicional da culinária espanhola, que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação.

Ingredientes

1 kg arroz bomba ou parboilizado
1 kg pernil ou lombo suíno
1 kg peito de frango
1,5 Kg camarão médio limpo
1 kg camarão grande (14/16) limpo á paulista (por trás sem tirar casca e cabeça)
1 Kg polvo
1 kg lula em anéis
500 grs vongole sem casca
400 grs marisco meia casca
300 grs vagem macarrão
6 dentes de alho
2 cebolas
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
200 ml azeite
1/2 grama de açafrão
10 gramas de corante espanhol
sal e pimenta do reino à gosto

Passos

Limpe os camarões médios e reserve as cascas e cabeças
Limpe os camarões grandes por tras (à paulista) sem tirar casca e cabeça
Limpe as lulas, tire a pele e corte em anéis
Corte o lombo e o frango em cubos médios
Cozinhe o polvo numa panela sem água (ele vai soltar) ou temperos por uns 10 minutos.
Corte a parte central (por volta da metade) dos pimentões em rodelas, pique o restante.
Pique a cebola e o alho em pedaços pequenos.
Corte a vagem em pedaços médios
Prepare o caldo de camarão, lave as cabeças e as cascas e coloque numa panela com aproximadamente 3 lts de água, deixe ferver por 5 minutos, escorra e preserve o liquido, as cabeças e casca podem ser dispensadas.

Como preparar

Em uma paelleira ou frigideira larga (pra esta quantidade uns 40 cm), adicione azeite e deixe aquecer, adicione o pernil, corrija de sal e pimenta (esse procedimento será feito em todos ingredientes que entrarem no preparo, e quando começar a dourar adicione o frango, quando este começar a pegar cor adicione o polvo.

Deixe refogar por 1 minuto e va adicionando na sequencia o vongole, a vagem, os pimentões picados, o alho e por ultimo a cebola, refogue por uns 2 minutos, mexendo bem e tentando tirar as costras das frituras que ficaram na paelleira (a cebola vai ajudar a dissolver).

Adicione os camarões médios e lulas em anéis e refogue um pouco, entre com o caldo de camarão que preparou até atingir uns 2 dedos da borda da paelleira.

Quando ferver adicione o corante espanhol e o açafrão, misture bem e deixe cozinhar até que o lombo esteja quase no ponto. Teste o sal do liquido, ele deve estar ligeiramente mais salgado do que espera no prato.

Faça um canal no centro da paelleira para receber o arroz, empurrando os outros ingrediente para a lateral, isso ajudará a medir a quantidade de arroz, pois varia de acordo com a quantidade de liquido que coube na sua paelleira.

Despeje o arroz nessa faixa, deixando uns 3 cm acima do liquido, espalhe bem.

Corrija de sal os camarões grandes e os mariscos e use-os para decorar, também os pimentões em rodelas. Cubra com o papel aluminio e deixe cozinhar por volta de 15 minutos ou até que os camaroes grandes estejam cozidos e o arroz no ponto. O liquido não deve secar, se preciso adicione mais caldo ou água.

Sirva em seguida.