Dicas para fazer um churrasco em casa


Você sabe o que é preciso para fazer um churrasco perfeito em casa?!

Existem inúmeras maneiras de fazer aquele churrasco em casa no final de semana, agradando a todos com dicas simples e fáceis.


Um churrasco em casa perfeito, vai além, de assar uma carne você precisa saber como preparar uma churrasqueira, quais cortes de carne escolher, o que servir como acompanhamento, essas são dicas básicas para você arrasar no churrasco.


Planeje o seu churrasco em casa

Inicialmente, você precisa planejar o seu churrasco e isso deve ser feito nas seguintes etapas:


Quantidade de pessoas (adultos e crianças);

Duração do churrasco;

O que você irá servir e como irá fazer isso.


Considere alternar nos cortes bovinos, suínos e de aves, optando por: picanha, contrafilé, alcatra, costela, linguiça, costelinha de porco, coxa, sobrecoxa e asa, picanha suína, pernil.


Com essas informações, fica muito mais fácil se programar quanto a quantidade ideal de cada coisa que será comprada.

Para um churrasco incrível não é preciso que você faça nada muito mirabolante, o primeiro passo é a escolha dos ingredientes e o tipo de carvão a ser escolhido. Essas são as escolhas iniciais que você precisa se preocupar, para somente depois pensar na sequência das coisas que serão servidas e outros detalhes.


O Carvão

Sem fogo não há churrasco não é verdade?!

Escolher um carvão de qualidade e saber ascendê-lo é fundamental na textura e sabor da carne, por exemplo.

Para que o seu carvão fique pronto, por exemplo, é preciso que ele esteja pronto para grelhar suas carnes, precisando de tempo, sendo indicado o mínimo de 01h00min de contato dele com o fogo.

Preste atenção na cor do carvão ao atingir a coloração branca, ou, cinza clara significa dizer que a brasa está no ponto para receber a carne.


Escolha da Carne

A escolha da carne é de suma importância, não é bem o tipo de carne é mais algo em âmbito geral o primeiro passo da escolha, por exemplo, busque comprar uma carne fresca que em geral, possui uma coloração bem avermelhada.


Outro ponto sobre a carne é a quantidade de carne para o churrasco em casa, para não faltar nem sobrar. Você precisa calcular a quantidade de porção por pessoa, por exemplo, o cálculo ideal em média é de 400 gramas de carne por pessoa, contando de linguicinha à picanha.


A Arte de Assar

Calma! Não é nada que você precise fazer um cursinho para fazer da forma correta. É claro, que, utilizar a técnica correta de assar as carnes, fará uma grande diferente no sucesso do seu churrasco.

Assando da forma correta a carne será mais macia, suculenta e esteticamente mais saborosa aos olhos.


Sendo indicado colocar as carnes mais próximas da brasa do carvão por um período mais curto com mais, ou, menos 05 a 15 minutos. Dessa forma, a carne irá selar a superfície e evitar que o interior da carne fique seco durante o preparo.

Para as carnes com intuito de mais mal passada, esse tempo pode ser o ponto ideal de alguns cortes.


Em geral carnes com cortes, ou, tipo mais grossos e fibroso, ou, carnes que o churrasqueiro deseje mais bem passadas, é preferível transferir as peças seladas para um canto na grelha mais longe da brasa, desse modo a carne irá grelhar por inteira ficando homogênea.

Já diziam o ditado, quem brinca com fogo…outro cuidado importante é com as labaredas de fogo, que aumentam quando em contato com gotas de gordura que pingam na brasa durante a tosta da carne. Jamais, jogue água para apagá-las isso é uma atitude totalmente errada, por fim, uma dica final é: utilize as cinzas do churrasco passado, jogando-as, ou, use um pouco de areia para conter a altura do fogo e não perder a brasa em seu ponto ideal.


Sal, herói ou vilão

Saia da caixa! Sal é bom e não pode faltar, mas, o sal grosso (o mais escolhido para churrasco, entre os churrasqueiros) é barato e fácil de encontrar, com certeza dá conta do recado e é perfeitamente absorvido pela carne, mas…

Você pode dar um sabor mais variado e personalizado, utilizando, por exemplo, variedades de sal, como por exemplo, o sal rosa do Himalaia, o negro e a flor de sal. Nesse caso não há um certo, ou, errado, depende do gosto de cada um.

Independentemente do sal que você optar, o sal não deve ser utilizado sem cautela, sendo indicado que você salgue a carne, no momento em que a brasa estiver no seu ponto ideal, caso você salgue muito cedo, o corte poderá se desidratar e perde suculência.

Quanto menos tempo a carne ficar em contato com o sal, menor será a absorção, ficando a critério do churrasqueiro na verdade.


Combine temperos na carne

Além do sal, outros temperos poderão ser explosões de sabores, por exemplo, carnes vermelhas em geral, são temperadas com sal grosso e podem ser temperadas, ainda, um pouco de pimenta-do-reino e até alho picado.

Sendo importante que você lembre da dica do tópico anterior, coloque o sal somente um pouco antes de levar as carnes para a brasa.

Para a carne de frango e porco podem ser temperadas com bastante limão, alecrim, entre outras ervas, sendo uma dica coringa deixar a carne de molho, ou seja, marinando, normalmente ficando da noite anterior para o preparo.


Pontos ideiais da carne

O ponto da carne é sempre um assunto polêmico, por que cada churrasqueiro tem um gosto, cada convidado tem a sua preferência do ponto da carne, há pessoas que gostam da carne malpassada (quanto mais sangrenta, melhor), há quem só de imaginar tal cena, logo expressam a sua repulsa, preferindo os bifes bem passados.


O que você pode fazer para agradar a todos é perguntar durante o preparo para os seus convidados, quais as suas preferências de ponto, faça os cortes malpassados e volte o bife para a grelha até que ele chegue ao ponto que a pessoa deseja comer.


É o momento ideal para você interagir com os seus convidados!

Uma dica muito legal na hora de saber o ponto é no momento de tirar a carne, una o seu polegar ao dedo anelar e aperte essa carne gordinha na parte interna do dedão. A carne ao ponto precisa ter uma consistência e firmeza.

E se mesmo assim, você tiver dúvidas, tire um pedaço e faça um corte e tire uma fatia para visualizar a cor e o aspecto interno da carne antes de servir.


Determinando as carnes para um churrasco em casa

Para que você tenha um bom churrasco, você precisa saber qual carne, ou, carnes irá servir para que você possa se programar quanto as demais etapas, não é verdade?! Então determinar qual carne é um ponto muito importante, pois, a partir dai que você irá como preparar as carnes e como deverá servi-las.

Sendo indicado as seguintes opções de carne para o seu churrasco, em geral, não pode faltar pelo menos duas das opções abaixo: Picanha, Maminha, Fraldinha, Linguiças, Frango, Linguiça, Lombo suíno, Coraçãozinho.


Uma dica excelente é escolher as suas carnes pela boa procedência das peças, por exemplo.


Não esqueça os acompanhamentos

Um churrasco que se preza tem sempre um aperitivinho para os convidados irem beliscando, enquanto a carne vai pegando o seu ponto ideal.

Busque deixar a sua mesa bem completa, há uma variedade de itens que poderão ser utilizados, cabendo a você segundo a sua preferência e de seus convidados escolher quais as melhores opções para o seu buffet de churrasco caseiro, ou, buffet de churrasco a domicilio em caso opte por contratar um profissional da área.

Os acompanhamentos para churrasco, são inúmeros, podendo você escolher entre texturas e sabores, como, por exemplo:


Salada verde, Pão de Alho, Arroz, Batata frita, Conservas, Farofas, Verduras e legumes assados, entre outros.


Lembrando que os aperitivos, não devem concorrer com o sabor da carne, não se sobrepondo a ela, pense o que combina com a carne servida.

Os molhos por exemplos, deverão ser escolhidos de acordo com o tipo de carne, barbecue costuma ser escolhido para ser servido com a carne suína, ou, ainda molhado no pão francês junto com a carne.

Os aperitivos poderão ser servidos antes de servir a carne, ou, durante!


Ambiente e som do churrasco em casa

Escolher um bom local do churrasco já é uma dica em tanto hein?!

Pensar no ambiente do churrasco é importantíssimo para que todos fiquem dentro de um espaço adequado, o churrasco é o momento de reunir os amigos e familiares, sendo importante que tenha espaço para todos, por exemplo, o tamanho do local, tem que comportar com conforto os seus convidados.


Outro ponto a se pensar em tipo de local, se irá ter crianças um local mais seguro e amplo é mais adequado, ou ainda, quando com convidados com dificuldade de locomoção é preciso que você pense na logística desse convidado.

Quando você for construir uma churrasqueira em casa, orientamos que seja feita a observação de questões técnicas para evitar que a fumaça incomode seus vizinhos, ou, sufoque os convidados.


Música, estrela do churrasco em casa

Churrasco silencioso não dá né?! Churrasco é alegria, animação, música!

Para que seus convidados fiquem com certeza satisfeitos, o churrasco perfeito precisa de um fator importante: música. Ou seja, ter uma playlist animada.


Uma forma de animar os seus convidados é pedir que cada um dê suas opiniões/dicas de músicas que não podem faltar, afinal essa é uma festa feita para curtir com as pessoas que você gosta.


Bebidas

Por fim, e, não menos importante as bebidas. Sim, as bebidas! Churrasco sem ter nada pra beber não dá!


O tradicional do churrasco é a cerveja, a quantidade varia muito de acordo com o perfil dos seus convidados. Em media se calcula 1 litro por convidado (todos, não só os que bebem) numa festa familiar com adultos em sua maioria.Você ainda, pode comprar sucos e refrigerantes para as crianças e pessoas que não ingerem bebidas alcoólicas, em media o consumo é de 700 ml por pessoa.


Outra dica importante para que o seu churrasco em casa seja um sucesso é a contagem das bebidas.


É importante sempre pensar também, nas pessoas que não ingerem bebidas alcoólicas, assim, você terá que calcular a quantidade de refrigerante de 2 ou 3 litros para mais.

Todas essas questões, sobre a quantidade de bebida deverão ser postos na ponta do lápis, buscando sempre opções mais baratas.


Considerações Finais

O trabalho de um grande churrasqueiro não começa em frente à brasa, inicia no planejamento, nas escolhas dos ingredientes, na ida ao açougue, na decisão do tipo de corte e aspecto da carne.


O churrasco precisa de uma sequência bem elaborada sendo quase um ritual, não pule nenhuma parte, todas são de suma importância.

Inicie servindo uns petiscos para acompanhar as bebidas (geladas de preferência), servindo aquela linguiça, ou, pão de alho quentinho.

Somente após isso, comece a preparar a carne principal, você pode finalizar com uma sobremesa preparada ali mesmo na churrasqueira. Por exemplo, um abacaxi com canela é uma excelente pedida.


O churrasco é um evento de confraternização, de alegria que tem por finalidade reunir amigos e família, momento de descontração, e, para que tudo seja realmente perfeito, tudo tem que estar conforme o planejado, sem faltar nem sobrar nada, programe-se!


Seguindo nossa seleção de dicas para fazer um churrasco perfeito, que vai desde itens indispensáveis até pequenas dicas e muito simples é impossível você errar, tudo irá ser incrível e você irá ser muito elogiado por seus convidados com um churrasco inesquecível!

Siga-nos em nossas redes

estamos presentes no Facebook, Instagram, YoutubeTwitter

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Nossos Cardápios

Buffet de Churrasco em Domicilio (19).jp

Churrasco Peças

Buffet de Churrasco Peças em Domicílio

 

Buffet de Feijoada em Domicilio (45).jpg

Comida Mineira

Buffet de comida mineira em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (29).j

Bacalhoada

Buffet de Bacalhoada em domicílio

IMG_1057.jpg

Churrasco Espetinhos

Buffet de Churrasco espetinhos em Domicílio

Buffet de Feijoada em Domicilio (50).jpg

Comida Sertaneja

Buffet de comida sertaneja em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (24).j

Paella

Buffet de Paella em Domicílio

feijoada.jpg

Feijoada

Buffet de Feijoada em domicílio

Buffet de Feijoada em Domicilio (64).jpg

Boteco em Casa

Buffet de Boteco em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (20).j

França

Buffet França em domicílio

Contrate o melhor Buffet de Churrasco em domicílio

Atendemos todos os bairros de São Paulo : Vila Mariana, Brooklin, Morumbi, Vila Mascote, Vila Maria, Mooca, Jabaquara, Moema, Belém, Tatuapé, Tucuruvi, Tremembé, Vila Sônia, Vila Prudente, Vila Medeiros, Vila Matilde, Vila Mariana, Vila Maria, Vila Leopoldina, Vila Guilherme, Santana, Jardim São Bento, Jardim São Paulo, Vila Formosa, Vila Curuça, Vila Andrade, Tucuruvi, Sacomã, Sé, Saúde, Sapopemba, Santo Amaro, Santana, Santa Cecília,  Rio Pequeno, República, Raposo Tavares, Ponte Rasa, Pinheiros, Perdizes, Penha, Parque do Carmo, Pari, Lapa, Liberdade, Limão, Mandaqui, Moema, Móoca, Morumbi, Itaim Bibi, Ipiranga,  Freguesia do Ó,  Alto de Pinheiros, Anhanguera, Água Rasa, Barra Funda, Bela Vista, Belém, Bom Retiro,  Cursino, Consolação, Casa Verde, Carrão, Cangaíba, Campo Belo, Cambuci, Jaguaré, Jaçanã, Jabaquara. E cidades vizinhas: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema, Alphaville, Barueri, Santana do Parnaíba, Jundiaí, Vinhedo, Mairiporã, Arujá, Mauá, Ribeirão Pires, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Cotia … toda região metropolitana.