As 8 melhores carnes para churrasco


Conheça as melhores carnes carnes para churrasco

A carne no Churrasco com certeza é um dos alimentos preparados pelo homem, mais velho e saboroso dos primórdios até os dias atuais.

Em geral o churrasco é a comida preferida dos almoços de domingo, o churrasco reúne os amigos, a família. Nada como uma carne bem temperada e assada em um dia de folga, mas você sabe quais carnes são as melhores para o churrasco?

Como escolher as melhores carnes para churrasco?

No supermercado ou nos açougues são tantas opções que ficamos sem saber qual comprar. Então, nós iremos te dar a lista das carnes preferidas pelos brasileiros, aí fogo no carvão para o seu churrasco ser um verdadeiro sucesso.Carne no


Churrasco, escolhendo bem a carne para churrasco

Quando não se você não tem muita experiencia em fazer churrasco é buscar a ajuda de quem realmente entende e pode te guiar na hora de comprar a carne certa.

Tão importante quanto escolher os melhores cortes, precisamos prestar atenção na procedência da carne, se for fresca no balcão do açougue verifique se a carne é de um vermelho vivo e se tem uma camada uniforme de gordura em peças que são características como a picanha ou o contra filé.

Se for comprar numa butique de carnes ou num mercado com setor especializado fica mais fácil, normalmente nas etiquetas das peças à vácuo vem descrito o tipo de peça e a linha do produto e certamente se for a linha grill da marca ou se for de uma raça premium como Angus ou Hereford certamente estará destacado.

Vale dar uma pesquisada nos sites dos frigoríficos para conhecer suas linhas, e preferencialmente testar e conhecer o local onde vai comprar, aquela camaradagem com o açougueiro ou responsável do setor sempre vai gerar boas dicas.

Bem, mas vamos à lista das carnes mais usadas para churrasco e descrevemos para você as suas qualidades, assim está dado o primeiro passo para fazer um belo churrasco que deixará as pessoas com água na boca.Q


Dicas para escolher bem a carne do churrasco

O primeiro passo para o churrasco perfeito é saber escolher os produtos do seu churrasco, cozinhar com a carne certa é uma tarefa fundamental, também, importante é que o carvão que será utilizado para ascender a sua churrasqueira seja o suficiente para que o fogo e assar toda a carne que você comprou.

Lembrando que um bom churrasqueiro deve prezar por alta qualidade em todos os sentidos e, principalmente entender do ingrediente principal do churrasco: a carne!

A escolha da carne deve ser feita com o mínimo de conhecimento e atenção, afinal, você não quer ficar conhecido como um péssimo churrasqueiro, não é mesmo?!

É muito importante que você fique amigo das carnes que irá comprar, buscando saber a sua procedência, qualidade da carne fornecida pelo estabelecimento e lógico se este está dentro das normas sanitárias. Com certeza isso é um fator importantíssimo para o seu churrasco ser um verdadeiro manja dos Deuses.

Ao comprar a carne, peça ao atendente do açougue que mostre a peça que você quer comprar, veja a sua cor, quantidade de gordura, espessura e etc. assim, você conseguirá avaliar se a carne está fresca e se a aparência está saudável e “nova”.

Se faz preciso que peça esteja com aparência macia, com uma cor viva e que os pontos de gordura estejam amarelos e suculentos, lembre-se: primeiro se come com os olhos somente depois com a boca.

Com essas dicas, você conseguirá escolher uma carne para churrasco macia e muito saborosa, muitas vezes sem precisar gastar rios de dinheiro.

Mas agora que você sabe como escolher carnes em geral, está na hora de você saber quais carnes são as melhores para um bom churrasco. Confira!


As 8 carnes mais saborosas do churrasco

Como mencionamos acima, fazer um churrasco é uma ótima forma de reunir a família e os amigos, sinônimo de churrasco é alegria.

Vamos logo ao ponto, as 10 melhores carnes para se fazer um churrasco e como elas poderão ser feitas com melhor sabor e maciez.


#1 Picanha

A rainha do churrasco é o mais conhecido e favorito corte entre os brasileiros as carnes do churrasco, impossível não pensar nela quando falamos de churrasco, com toda certeza, esse corte sempre será o top número #1 das listas dos melhores tipos de carne para churrasco.

O sabor da picanha é incomparável, sendo muito acentuado devido à sua camada generosa de gordura que cobre a carne, essa gordura é o que dá o toque especial a peça, não devendo nunca ser retirada antes do preparo, pois, ela também é a grande responsável por deixar a carne suculenta.

Alguns churrasqueiros preferem incrementar essa peça com pimenta do reino, ou, um creme de alho, mas, em geral, um tempero simples também, dá certo. Devido ao seu sabor forte, normalmente basta utilizar sal grosso em sua preparação.

Existem várias formas de churrasquear, no espeto meia lua, em tira ou avesso… a mais prática é em steaks (bifes) normalmente com um dedo e meio a dois dedos de grossura, grelhou de uma lado grelhou do outro ficando com aquela cor típica, está pronta.

Quanto ao ponto, a preferência é servi-la mal passada, mas se seus convidados preferem ao ponto ou bem passada é só fazer o steak um pouco mais fino ou abrir ao meio e dar uma rápida selada antes de servir.

Outra dica, muito boa para essa carne é a sua posição na churrasqueira, o ideal é colocar steak a mais, ou, menos 20 cm do fogo bem forte, uma dica é colocar a mão próximo a grelha, o calor deve ser resistível ou 3 ou 4 segundos.

Uma forma interessante de fazer também é dar uma grelhada na gordura antes de porcionar, pode dar leves talhos na gordura para não repuxar e deixar uns 30 segundos na churrasqueira, só cuidado com as labaredas que devem ocorrer, ai só troca-la de posição na grelha.


#2 Costela

Muito popular no churrasco é a Costela, sendo impossível que ela não esteja em nosso “ranking” das 10 melhores carnes para fazer churrasco.

Esse corte, normalmente, costuma agradar ao paladar de todos os convidados, especialmente se for bem temperada e estivem bem assada.

Como bem assada? Por se tratar de uma carne com fibras grossas e compridas, a costela necessita de um pouco mais de cuidado e tempo em sua preparação, as costelas bovinas, suínas e de ovelha são excelentes opções para o churrasco.

Basta que você escolha a sua preferida e que esteja com tempo na hora de assar. Você também, pode ousar no corte, utilizando vários temperos que irão muito além do sal grosso, como, por exemplo, chimichurri (ou, mais conhecido como tempero argentino), a costela harmoniza bem com os mais variados sabores de temperos. Desde alecrim até um molho barbecue, que em geral combina mais com costela suína.

A posição indicada para essa carne na churrasqueira é de cerca de 50 cm da brasa, sendo muito importante que você sempre esteja olhando o grau de assado da carne, em geral, a costela costuma demorar mais para assar que as outras carnes.

Outra característica marcante da costela é que você pode usar um pouco mais que o normal do sal, mas, atenção! É o sal grosso que normalmente utilizam nessa peça!

Uma curiosidade é sobre a costela gaúcha, essa é considerada um prato muito calórico, mas, que tem um sabor inigualável. Essa costela em especifico costuma ser mais atrativa que as demais, em razão de seu valor sendo ideal para um churrasco mais barato.


#3 Fraldinha

Das melhores e mais conhecidas opções de carnes para churrasco, a fraldinha é uma carne com corte pequeno e fibras longas, sendo preparada normalmente na brasa, o que facilita e economiza trabalho na hora de utilizar a churrasqueira.

Para uma fraldinha suculenta, tempere muito bem a carne com manteiga, limão, cebola, alho, sal, esses são os temperos mais utilizados para essa peça.

O uso do papel alumínio é frequente na hora do preparo o que acelera o cozimento e o assado da carne, muitas vezes fixando o tempero na carne de forma mais eficiente.

Uma curiosidade sobre essa carne é que diferente dos outros cortes, ela é uma carne com baixo teor de gordura, sendo considerada uma opção leve e com quantidades menores de calorias, muito indicada para quem quer uma dieta mais equilibrada.

A fraldinha assa de forma mais rápida em razão das suas fibras serem mais longas e por se tratar de um corte menor, sendo um grande atrativo. A fraldinha é uma ótima opção quando servida com acompanhamentos.


#4 Maminha

A maminha é considerada por muitos uma carne magra, todavia, para que ela fique em um ponto mais macio, saboroso e suculento para o churrasco é mais indicado que não seja retirado a capa de gordura antes de prepará-la e assá-la.

Além de ser considerada uma carne magra, a maminha também é um corte nobre com um preço mais acessível ao consumidor.

Ao servir a maminha, você deve cortá-la em fatias indo contra as suas fibras, para assar, você pode prepará-la no espeto, fatiando em porções finas, ou, ainda na grelha. Todavia, é preciso ter cuidado para não deixar a carne passar do ponto, para que não seja alterado o seu sabor.

Sua posição indicada na churrasqueira é de 40 cm do fogo (quando preparada no espeto), em geral, utiliza-se o sal grosso, podendo, ainda, após assada, poderá ser adicionado um pouco de manteiga envolta da peça para dar um sabor mais destacado.

Há algum tempo a maminha não era muito usada para fazer churrasco, mas, nos últimos anos vem sendo uma ótima opção para os churrasqueiros por seu preço acessível e incrível sabor.


#5 Alcatra

No meio da nossa lista, está a alcatra.

Era a estrela dos grelhados brasileiros antes da ascensão da sua prima picanha. É uma carne extremamente saborosa e suculenta que vale a pena estar em nosso top 10 é uma carne fantástica para fazer churrasco.

Os temperos que combinam são o velho sal grosso e o alho, nossos reis dos temperos!

Um dos seus muitos pontos positivos é essa carne, costuma ter um preço menor, sendo uma alternativa mais em conta e com muito sabor. A alcatra, quando comprada a peça inteira, pode ser dividida em 03 partes:

• Picanha;

• Maminha;

• E o miolo da alcatra.

Esse último, conforme, o seu próprio nome diz, nada mais é que o centro da peça e para que você asse da forma mais gostosa, o indicado é colocar a carne, cerca de 40 cm da brasa (também, quando colocada em um espeto) este corte também ser feito na grelha, mas, exige que o churrasqueiro preste um pouco mais de atenção para que não perca o ponto.


#6 Contra Filé

O contrafilé pode ser chamado também de lombo desossado, ou, ainda, filé curto, sendo que este normalmente é servido mal passado. Para muitas pessoas a carne sangrando, esse é o ponto ideal da carne, já que fica muito mais macio e com o sabor mais acentuado.

Dependendo da parte recebe outros nomes como Bife Ancho ou Filé de Costela e Chorizo sendo estes cortes o mais valorizados pelos nossos Hermanos Argentinos.

Essa carne em geral, pode ser apreciada bem mal passada, ou, sangrando, como diz o ditado, mesmo mal passado, se preparado dessa forma, a vantagem é que a carne não perde o sabor e a maciez.

E se você preferir por prepará-lo no espeto ou em steaks, basta temperá-lo com sal grosso ou o tempero que preferir.


#7 Cupim

Queridinha das churrascarias e churrasqueiras, o cupim é uma carne muito fibrosa, caracterizada por sua gordura inserida, que traz um sabor mais acentuado e macio.

É uma carne que deve ser assada por um tempo maior, geralmente é feita no papel filme, ou, papel alumínio, para que seu suco e o calor do fogo entrem bem na carne, aumentando o seu tempero no sabor.

Outra forma, que os churrasqueiros habitualmente fazem é cozinhar previamente a carne na panela de pressão para amaciá-la antes de usar.

Na churrasqueira a posição indicada na churrasqueira da carne é cerca de 50 cm da brasa. Outra dica valiosa é utiliza azeita salteando conforme for assando a carne.

Uma curiosidade sobre o cupim é que o corte dessa carne fica por cima das costas do boi, o que faz que ela precise ser mais assada, muito parecido com o tempo de preparo da costela, podendo chegar até três horas no fogo.


#8 Chuleta

Todo mundo uma vez na vida comeu uma boa bistequinha, não é verdade?!

A bisteca, ou, também conhecida Chuleta é a parte da carne retirada do contra filé, que possui uma bela capa de gordura, sendo considerada uma carne macia e suculenta após o seu preparo.

O seu preparo normalmente começa com um corte transversal entre o músculo e osso, no qual é retirado pedaços em formato de bife.

É uma ótima pedida para o churrasco porque é uma carne bastante saborosa e entremeada de gordura.

Você deve optar por assar na grelha, por ser a forma mais fácil de preparo, o tempero tradicional é apenas o sal grosso, o seu tempo de preparo é aproximadamente 20 minutos, sendo indicado que você vire a carne na metade do tempo para que ela asse por inteiro.


Considerações Finais

Não raramente as pessoas tem uma certa dificuldade em escolher carnes paras executar determinadas refeições, mas, vimos nesse artigo que com dicas valiosas e simples que não é assim, tão difícil descobrir quais são as melhores carnes para um bom churrasco.

Que nem só carnes consideradas nobres são as melhores para o churrasco, que sabendo escolher a carne certa e temperando bem, você pode fazer um churrasco bom e mais econômico.

Então se você marcou aquele churrasco com a família e amigos com essas dicas você irá fazer um churrasco digno de muitas palmas, então aproveite e bom churrasco para você e seus convidados.

Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos acompanhe em nossos artigos, toda semana divulgamos novos conteúdos!

Siga-nos em nossas redes

estamos presentes no Facebook, Instagram, YoutubeTwitter

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Nossos Cardápios

Buffet de Churrasco em Domicilio (19).jp

Churrasco Peças

Buffet de Churrasco Peças em Domicílio

 

Buffet de Feijoada em Domicilio (45).jpg

Comida Mineira

Buffet de comida mineira em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (29).j

Bacalhoada

Buffet de Bacalhoada em domicílio

IMG_1057.jpg

Churrasco Espetinhos

Buffet de Churrasco espetinhos em Domicílio

Buffet de Feijoada em Domicilio (50).jpg

Comida Sertaneja

Buffet de comida sertaneja em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (24).j

Paella

Buffet de Paella em Domicílio

feijoada.jpg

Feijoada

Buffet de Feijoada em domicílio

Buffet de Feijoada em Domicilio (64).jpg

Boteco em Casa

Buffet de Boteco em domicílio

Buffet em domicilio Internacional (20).j

França

Buffet França em domicílio

Contrate o melhor Buffet de Churrasco em domicílio

Atendemos todos os bairros de São Paulo : Vila Mariana, Brooklin, Morumbi, Vila Mascote, Vila Maria, Mooca, Jabaquara, Moema, Belém, Tatuapé, Tucuruvi, Tremembé, Vila Sônia, Vila Prudente, Vila Medeiros, Vila Matilde, Vila Mariana, Vila Maria, Vila Leopoldina, Vila Guilherme, Santana, Jardim São Bento, Jardim São Paulo, Vila Formosa, Vila Curuça, Vila Andrade, Tucuruvi, Sacomã, Sé, Saúde, Sapopemba, Santo Amaro, Santana, Santa Cecília,  Rio Pequeno, República, Raposo Tavares, Ponte Rasa, Pinheiros, Perdizes, Penha, Parque do Carmo, Pari, Lapa, Liberdade, Limão, Mandaqui, Moema, Móoca, Morumbi, Itaim Bibi, Ipiranga,  Freguesia do Ó,  Alto de Pinheiros, Anhanguera, Água Rasa, Barra Funda, Bela Vista, Belém, Bom Retiro,  Cursino, Consolação, Casa Verde, Carrão, Cangaíba, Campo Belo, Cambuci, Jaguaré, Jaçanã, Jabaquara. E cidades vizinhas: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema, Alphaville, Barueri, Santana do Parnaíba, Jundiaí, Vinhedo, Mairiporã, Arujá, Mauá, Ribeirão Pires, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Cotia … toda região metropolitana.