top of page

Alcatra: cortes, separação e limpeza


O Alcatra, é um corte bovino localizada na parte traseira do animal entre o lombo e a coxa que varia entre 5 e 9 kgs dependendo do tamanho do animal, representando por volta de 8,5% do peso total da carcaça.


A peça inteira é chamada comercialmente de Alcatra Completa e é composta pelo Baby Beef, do Bombom do Alcatra, da Rolha do Alcatra, da Picanha e da Maminha.


Rolha do Alcatra, corte outrora desvalorizado, ficou famoso por conter o Steak ou Bife do Açougueiro, que muitas vezes era consumido pelo mesmo já que apesar da maciez e sabor tinha pouco valor comercial.


Picanha, é de longe o corte preferido e mais valorizado pelos brasileiros para churrasquear, deve ter uma camada regular de gordura e quando de qualidade e bem preparada faz a alegria dos comensais.


Maminha, também muito apreciada no churrasco, famosa nos rodízios acompanhada de manteiga já que costuma não ter camada de gordura externa.


Tirando a Picanha, a maminha e a rolha do alcatra, fica uma peça denominada miolo do alcatra composto pelo baby beef e pelo bombom do alcatra.


Baby Beef, apesar do nome baby beef, neste caso, não se refere à um novilho ou vitela e sim um corte do alcatra de fibras curtas e com uma camada externa de gordura, fatores que concedem muito sabor e maciez o tornando um dos cortes mais consagrados do churrasco.


Bombom do Alcatra, corte muito macio e de ótimo sabor, sendo a parte “fit” do alcatra por conter pouca gordura.


Como vimos, todos os cortes do alcatra completo são ótimos para churrasco, sendo assim uma ótima opção de compra, só ter um tempinho para separar.

|

|

|

|

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social

Atendemos todos os bairros de São Paulo : Vila Mariana, Brooklin, Morumbi, Vila Mascote, Vila Maria, Mooca, Jabaquara, Moema, Belém, Tatuapé, Tucuruvi, Tremembé, Vila Sônia, Vila Prudente, Vila Medeiros, Vila Matilde, Vila Mariana, Vila Maria, Vila Leopoldina, Vila Guilherme, Santana, Jardim São Bento, Jardim São Paulo, Vila Formosa, Vila Curuça, Vila Andrade, Tucuruvi, Sacomã, Sé, Saúde, Sapopemba, Santo Amaro, Santana, Santa Cecília,  Rio Pequeno, República, Raposo Tavares, Ponte Rasa, Pinheiros, Perdizes, Penha, Parque do Carmo, Pari, Lapa, Liberdade, Limão, Mandaqui, Moema, Móoca, Morumbi, Itaim Bibi, Ipiranga,  Freguesia do Ó,  Alto de Pinheiros, Anhanguera, Água Rasa, Barra Funda, Bela Vista, Belém, Bom Retiro,  Cursino, Consolação, Casa Verde, Carrão, Cangaíba, Campo Belo, Cambuci, Jaguaré, Jaçanã, Jabaquara. E cidades vizinhas: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema, Alphaville, Barueri, Santana do Parnaíba, Jundiaí, Vinhedo, Mairiporã, Arujá, Mauá, Ribeirão Pires, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Cotia … toda região metropolitana.

bottom of page